Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Poeta do Subúrbio Ferroviário de Salvador em seminário da União Brasileira de Escritores

O evento comemora o Dia Nacional do Escritor e reúne vários movimentos culturais da Bahia

Ascom - Galinha Pulando
ampliarValdeck Almeida de Jesus
Leandro de Assis é um dos novos artistas da palavra da Bahia
As ações de Leandro de Assis deixaram de ser um burburinho no cenário literário da Bahia para serem ações concretas, faz tempo. Em 2007 ele publicou seu primeiro livro intitulado Eu sou Todo Poema, que de cara foi prefaciado pelo escritor e jornalista Valdeck Almeida de Jesus e, depois disso, o jovem do subúrbio ferroviário da capital baiana não parou mais e vem conquistando espaços para si e para outros no cenário literário baiano.


Em agosto de 2009 o autor deu início a um projeto ambicioso no âmbito cultural: abrir espaço para os novos autores baianos dialogarem com o público e também levá-los a bairros populares e escolas públicas. Assim nascia o Projeto Fala Escritor. De lá para cá, são mais de trinta edições, cerca de duzentas participações no recital poético e mais de trinta livros de autores baianos lançados, além de participações de autores consagrados e personalidades da cultura baiana, como Sergio Almeida, Aleiton Fonseca, Carlos Ventura, Kátia Borges e Germano Machado.


As edições do Fala Escritor acontecem mensalmente na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi e, além disso, o projeto é levado a bairros populares através de ações da equipe que o integra. Já foram realizadas apresentações nas comunidades do Solar do Unhão, Plataforma, Cajazeiras, Portão e também em pontos turísticos como Farol da Barra, Dique doTororó, além de lugares de grande circulação como as estações Rodoviária e Ferry Boat.

O reconhecimento do trabalho do autor e ativista cultural vem chegando aos poucos. Atualmente com dois livros lançados, participação em antologias e também organizador de um concurso literário, Leandro recebeu a Placa de Prata Alma Brasileira por Mérito Cultural; foi indicado para a Academia de Letras do Brasil Seccional Suiça e, agora, representará o Fala Escritor no Seminário da União Brasileira de Escritores – Núcleo Bahia, cujo tema é Movimentos Literários Contemporâneos da Bahia, que será realizado dia 20 de julho de 2012, na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador, em comemoração ao Dia Nacional do Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário